Como é a segunda etapa para a recuperação da cidadania luxemburguesa?
- Natália Bruhl
- 16 de jan. de 2020
- 2 min de leitura

Oi gente!
Quando comecei a planejar a viagem para Luxemburgo, com o objetivo de assinar a papelada para obter nossa cidadania luxemburguesa, várias dúvidas surgiram sobre quais documentos deveriam ser apresentados, quanto tempo demoraria o atendimento, se seria feita alguma entrevista em inglês... enfim! Mil e uma dúvidas apareciam!
Conversamos com alguns familiares e amigos que já haviam concluído esta etapa e eles nos ajudaram bastante! Como fizemos todo o processo sem assessoria tínhamos que ter mais cuidado para não esquecer nenhum documento.
No fim das contas posso te dizer que o atendimento é super rápido, entre a nossa chegada ao local e nossa saída com o processo finalizado, levamos exatamente 30 minutos! Os atendentes são super organizados e prestativos, então ocorreu tudo bem. Já que muitos grupos deixaram para concluir essa etapa agora em 2020 (último ano para concluir a segunda etapa desse processo), provavelmente o atendimento irá demorar um pouco mais. A dica é se organizar e chegar cedo!
Bom, vou explicar como foi a nossa experiência: assim que chegamos no Bierger Center pegamos uma senha de atendimento e em menos de um minuto fomos chamadas para o atendimento, muito rápido! DICA: cada pessoa deve pegar uma senha, pois o atendimento é individual mesmo se estiverem em família! Durante o atendimento não foi feita nenhuma entrevista ou perguntas, eles simplesmente pegam seus documentos, conferem se está tudo ok e pedem pra você assinar um papel confirmando seus dados pessoais. Só isso! Super simples!
Vou deixar aqui embaixo a lista dos documentos que são pedidos para a realização dessa etapa.
Local: Bierger Center 44, place Guillaume II /
2, rue Notre-Dame
L-2090 Luxembourg
Documentos necessários para a 2ª fase:
Certificado de ancestralidade;
Certidão de Nascimento + tradução juramentada;
Certidão de antecedentes criminais + tradução juramentada (de onde viveu nos últimos 15 anos), prestar atenção na validade;
Cópia do passaporte (não precisa autenticar);
Autorisation du Casier Judiciaire (não é pedido na maioria das vezes)
Para os dois últimos itens, o formulário é disponibilizado online (só clicar no nome do documento). É basicamente isso! Foi super tranquilo. Qualquer dúvida é só me avisar :)
E claro que tínhamos que ter também a nossa versão da famosa foto dos novos luxemburgueses:

Comments