Europa em 15 dias: 3º dia - Luxemburgo
- Natália Bruhl
- 20 de mar. de 2020
- 3 min de leitura
Nosso terceiro dia de viagem começou com um compromisso muito importante: fomos assinar o nosso processo da cidadania luxemburguesa! Queríamos fazer isso logo no começo da viagem para já ficarmos tranquilas, então acordamos cedinho e pegamos um ônibus até o centro da cidade e chegamos no Bierger Center, onde seria o atendimento. DICA: desde o começo de 2020 todo o transporte em Luxemburgo é gratuito! Ônibus, trens que cruzam o país e metrôs de superfície pela cidade... tudo liberado para moradores e turistas!
Como já falei no outro post, o atendimento no Bierger-Center foi super rápido e ágil. Em 30 minutos já estávamos livres para curtir o dia todo em Luxemburgo!

Encontramos um amigo meu da época de colégio que agora está morando na cidade e ele passeou o dia todo conosco! Com certeza foi ótimo ter ele como guia!
Primeiro fomos até a Catedral de Notre Dame (que fica em frente ao Bierger Center), depois fomos até a Praça da Constituição, onde tem um vista linda da Ponte Adolphe. O local é lindo e ótimo ponto para fotos!

Logo em seguida caminhamos por todo o centrinho: passamos pelas praças de Armas e a Guillaume II (tem várias opções para almoço por ali, incluindo fast-foods e padarias ótimas!). Como tudo é muito pertinho pelo centro, passamos na frente do Palácio Grão Ducal (parece que durante o verão eles abrem para visitação!).
Quando passamos em frente ao Musée National d'Histoire et d'Art meu amigo falou que a entrada era gratuita, então resolvemos entrar para conhecer e gostamos! O museu é bem grande, dá pra passar bastante tempo por lá; é bem variado, tem peças muito interessantes. Achei legal que tem várias maquetes e ambientes mostrando como era a vida dos europeus desde milhares de anos atrás e também tem salas com pinturas maravilhosas. Como havia muitos lugares para conhecer pela cidade ainda, ficamos uma horinha no museu passando pelas áreas que achamos mais interessantes.

Em seguida fomos até a sacada mais famosa da Europa, a Chemin de la Corniche. A vista da cidade baixa é muito linda mesmo! Tem que ir pra conhecer.

De lá fomos caminhando até o elevador Pfaffenthal que dá acesso a cidade baixa, ele é gratuito e é panorâmico, então é muito interessante! No corredor que dá acesso ao elevador tem esse espaço todo envidraçado, até no chão é vidro!!! Amei muito! Dá pra ficar lá apreciando essa vista linda! Chegando lá embaixo caminhamos um pouco pelo bairro Grund, é bem fofo! Cheio de casinhas, tem o rio cortando o bairro, muitas árvores... como era dia de semana, estava bem vazio!

Depois de passear por lá, meu amigo sugeriu a visita em 2 locais que eu não tinha planejado e topamos ir conhecer. Fomos até uma plataforma de metrô de superfície e rapidinho chegamos na nova Biblioteca Nacional, que por sorte tinha sido inaugurada naquela semana!! É realmente muito linda por dentro e super completa, ficamos passeando por lá um pouquinho e foi muito legal.

Em seguida fomos até a Philarmonica de Luxemburgo, apenas para conhecer a parte externa do local que é muito bonita e tem um letreiro super bacana de Luxemburgo! Meu amigo disse que é possível conseguir conhecer por dentro também, mas é melhor se informar antes!

Logo atrás da Philarmonica tem o antigo Forte Thüngen que hoje abriga o museu Dräi Eechelen. O museu é gratuito então fomos conhecer e vale a pena dar uma passadinha, ele mostra a história do Luxemburgo de 1443 a 1903, vários objetos de guerra e uniformes de oficiais. Interessante! Por fora o Forte é super bonito e tem um parque lindo em frente, de lá a vista do Thüngen contrasta com o fundo moderno da parte nova da cidade. Vale a pena conhecer!!
Depois voltamos para o centrinho da cidade para conhecer um último museu que parecia muito legal, o Musée d'Histoire de la Ville, que não deixa de ser o Museu de Luxemburgo. Deixamos esse por último porque nas quintas-feiras a entrada é gratuita a partir de 18h (e como demos sorte de estar em uma quinta-feira eu não ia perder essa oportunidade! 😋) #ficadica
Achamos o museu MUITO legal! Não deu tempo de bater muitas fotos porque chegamos um pouco tarde, mas tem várias salas com objetos interativos. Essa sala da foto por exemplo era sobre as telefonistas e era possível chegar perto dos telefones e escutar conversas. A sala mais legal é a que possui uma pintura quase 360º e super realista! Enfim, o museu conta a história da cidade com vários objetos antigos também, valeu muito a pena ter ido conhecer!
Terminamos nosso dia já bem tarde! Conhecemos muuuuitos lugares legais e adoramos Luxemburgo!

Comments